Smartphones, tablets, laptop, desktop, video games, TV, a quantidade de dispositivos em que é possível navegar pela internet só aumenta com o passar dos anos. Hoje temos relógios e geladeiras capazes de exibir conteúdo online, mas o seu site é responsivo o suficiente para isso?

Ter um site responsivo significa ter um site que se adapta ao dispositivo utilizado pelo usuário, sem que você precise de uma versão paralela de seu site pra isso. Isso é importante para promover uma experiência de uso diferente e efetiva em qualquer dispositivo que o usuário venha a utilizar, sem custo adicional. O principal benefício para quem gerencia um site, é o baixo custo de manutenção, uma vez que só há um site apenas para manter, que se adapta a todos os dispositivos. Outro grande benefício é a boa impressão que deixa no consumidor, ao saber que encontrará o que procura, com facilidade e harmonia, independente se está no celular ou na sua televisão de 40”.

Mais importante do que simplesmente aparecer em qualquer dispositivo, é aparecer da maneira correta, levando em conta as limitações desses dispositivos, que normalmente possuem resoluções de tela bem diferentes uma das outras. Por isso é necessário um planejamento de como essas mídias serão utilizadas, focando nos principais objetivos da empresa e nas capacidades desses dispositivos.

Com as ferramentas corretas, você pode ter um site que é naturalmente responsivo, no qual você terá que fazer poucas modificações, ou nenhuma e ainda permite criar, com facilidade, diferentes recursos para reagir de acordo com o dispositivo do usuário, permitindo assim que você construa uma experiência específica para cada dispositivo, levando em conta suas limitações e suas vantagens.

Para testar a responsividade de seu site, basta acessá-lo em outros dispositivos (celulares e tablets são os mais utilizados) e ver se ele se comporta de maneira satisfatória, se você consegue navegar com facilidade, se ele fica bonito, se ele redimensiona as imagens, espaços e fontes para se adaptar à sua tela, se ele carrega rápido. Um teste mais simples ainda é usando a janela de seu navegador em tamanho reduzido, mudando o tamanho da janela para ver como o site ficaria em telas menores. Por exemplo, nesse post, se você estiver lendo no celular com certeza o foco do site está todo no texto, com fontes maiores, sem precisar dar zoom para tocar nos links. O menu também está diferente da versão desktop, facilitando para usuários de smartphones navegarem na página.

Essa presença uniforme em praticamente qualquer dispositivo é essencial para uma boa experiência de usuário, tornando a sua marca, seu blog, sua empresa cada vez mais presente nas vidas de fãs, clientes e leads. E é exatamente isso que ofereço, não como um recurso adicional caríssimo, mas como parte integral de todos os planos da DougWeb. Desde o blog mais básico, até sites de empresas, todos os meus clientes merecem ter essa acessibilidade garantida. Não faço isso apenas para agradá-los, mas também para que a internet seja, cada vez mais, feita de sites responsivos e acessíveis para diversos dispositivos, melhorando a vida de todos os usuários.

E aí, fez o teste no seu site, ou no meu? O que achou? Conte nos comentários e eu verei como posso lhe ajudar com novas dicas.

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